• Socioambiental - Escola de fábrica

    Compartilhe:
    • 1ª Turma

    • Vamos aprender

Escola de fábrica Sermatec Zanini

O programa “Escola de Fábrica” é um convênio de cooperação mútua, representado pelo Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo, unidade de Sertãozinho) e o CEISE (Centro das Indústrias de Sertãozinho).

O programa funciona com sucesso na Sermatec. Um grupo de 10 jovens carentes em fase de risco social são treinados diariamente na Sermatec com aulas práticas de solda. As aulas teóricas são ministradas por professores do Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo, unidade de Sertãozinho). Esses adolescentes almoçam na Sermatec e têm direito a seguro de vida.  No final do curso todos são avaliados e, os que obtiverem um bom desempenho poderão ser contratados pela empresa.


Objetivos

Formação técnica de jovens carentes, em estado de risco social. Esses jovens poderão ser contratados pela Sermatec.


Cursos

Soldagem  /  Caldeiraria  /  CQM


Comunidade

- Jovens em estado de risco;

- Oportunidade de formação técnica;

- Empregabilidade

- Formação de mão-de-obra (da escola para a empresa)


Parcerias

- Cefet / Ceise





O sonho...

Um grupo de 10 jovens foi treinado diariamente com instrutores próprios e contratados pela Sermatec Zanini.. Todos serão avaliados e os que obtiverem um bom desempenho poderão ser contratados pela empresa.

O programa “Escola de Fábrica” é um convênio de cooperação mútua, representado pelo Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo, unidade de Sertãozinho) e o CEISE (Centro das Indústrias de Sertãozinho), cujo objetivo é a formação inicial de jovens de baixa renda por meio de qualificação profissional em atividades de Soldagem, Usinagem e Caldeiraria.
Mesmo concorrentes entre si, várias empresas da cidade de Sertãozinho estão apoiando o programa, principalmente pelo seu alcance e benefícios proporcionados aos adolescentes em treinamento.

Na Sermatec, o projeto foi viabilizado pelo departamento de Responsabilidade Socioambiental e Comunicação. Leia, abaixo, o depoimento de como o “Escola de Fábrica” foi impulsionado pela Sermatec Zanini:

“No início da criação do departamento de Responsabilidade Social tínhamos um sonho: criar um projeto educacional para formar jovens talentos a ocupar áreas técnicas na empresa. Nossa única exigência era com o perfil do candidato, que precisava ser jovem talentoso e carente, um perfil dependente de uma oportunidade e por falta dela estivesse em fase de risco social.

“Tentamos construir nossa própria escolinha, como fez no passado a antecessora Zanini. Entretanto, não tínhamos espaço e nem pessoal preparado que pudesse dispensar parte do tempo com o projeto. Procuramos, na época, o presidente da Fundam, Paulo Garrefa, e a secretária do Fundo de Solidariedade de Sertãozinho, dona Neide Ancheschi, e partilhamos nosso sonho. Naquele tarde chuvosa foi plantada a semente, que cresceu e germinou, assim como crescem os girassóis.
“O projeto “Escola de Fábrica” nasceu, com todas as premissas de um desejo antigo, para formar jovens carentes aptos a exercer as atividades técnicas tão escassas e necessárias nas indústrias de nossa região. A Neide Ancheschi e o Paulo Garrefa, junto com muitos outros, fizeram brotar a semente lançada e o projeto se tornou uma realidade, principalmente pelo apoio de importantes empresas do município.”

O teu êxito depende muitas vezes do êxito das pessoas que te rodeiam.
(Benjamin Franklin)

A capacidade pouco vale sem oportunidade.
(Napoleão)

GaleriaOutras fotos